Publicado por: karvalhovsky | outubro 19, 2007

Review: Ubuntu Linux 7.10 “Gutsy Gibbon”

Pegando carona no post anterior, aqui vai um review da versão 7.10 da distro Ubuntu, codinome “Gutsy Gibbon”. Escrito por Rafael Rigues.

O mês de outubro chegou e com ele a tradicional versão semestral do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais populares da atualidade segundo dados do site DistroWatch.

O Ubuntu Linux 7.10 “Gutsy Gibbon” (Gibão Valente) mantém a tradição de uma distro pequena (apenas 700 MB em um CD), estável e fácil de usar estabelecida por seus antecessores e traz melhorias em várias áreas. Pode não ter as “mais de 300” novidades de um Mac OS X Leopard, que chega no dia 26, mas as mudanças existentes são para melhor e fazem toda a diferença no dia-a-dia do usuário: configuração automática de impressoras, suporte melhorado a hardware (até WinModem funciona), efeitos 3D na interface, busca no desktop, multimídia fácil e que funciona e muito mais.

Interessado? Visite o site oficial e coloque já sua cópia na fila de download (recomendamos o uso do BitTorrent). E enquanto ela não vem, pegue uma xicará de café e nos acompanhe neste review.

Para ler esta matéria na íntegra, clique aqui.

Eu já providenciei minha cópia do Gutsy, e como uso KDE, estou particularmente interessado em testar a versão beta do KDE 4 (das duas uma: ou vai ser muito legal, ou um pesadelo instalar/usar… beta é sempre beta…). Também estou curioso em verificar se realmente o suporte ao hardware está mais robusto, principalmente em se tratando as famigeradas placas de vídeo AMD/ATI.

Tenho também um projeto que pretendo realizar a partir desta distribuição: elaborar um pequeno how-to, onde descreverei as etapas de instalação, configuração e utilização do Kubuntu em meu notebook (ACER Aspire 5672WLMi). Já bati muito a cabeça pra pôr funcionando algumas coisas nele, e gostaria de compartilhar estas experiências, mesmo porque não é exatamente fácil encontrar referências sobre modelos específicos de máquinas. Eu sofri com esta situação, então porque não colaborar com esta demanda?!

Então é isso. Novidades estão por vir. Em breve anuncio oficialmente o que tiver pronto.

Enquanto isso, Have Fun! 🙂


Deixe um comentário

Categorias